Logo

Zap

Nonato Noticias RPR 8196/BA
Nonato Noticias RPR 8196/BA

Projeto de Lei que institui o “Dia Municipal do Vaqueiro” é aprovado por unanimidade na Câmara de Senhor do Bonfim


Durante a sessão ordinária desta terça-feira (03), a Câmara de Vereadores de Senhor do Bonfim aprovou por unanimidade o Projeto de Lei de autoria do vereador Jeorge Catatau, que institui o “Dia Municipal do Vaqueiro”, a ser celebrado anualmente no dia 29 de agosto.


A proposta tem como objetivo valorizar e preservar as tradições culturais do município, além de reconhecer a importância do trabalho desempenhado pelos vaqueiros, profissionais essenciais no manejo, condução e cuidado dos animais, cuja atividade é oficialmente regulamentada pela Lei Federal nº 12.870/2013. Para Catatau, o vaqueiro representa um dos maiores símbolos da identidade nordestina e merece todo o respeito e reconhecimento da sociedade.


Na justificativa, o parlamentar explicou que a data escolhida segue o calendário nacional, que já celebra o Dia do Vaqueiro no dia 29 de agosto, e também se alinha à legislação estadual, que instituiu o Dia Estadual do Vaqueiro no último domingo de agosto, conforme a Lei nº 14.179/2019.


Com a aprovação do projeto, Senhor do Bonfim passa a integrar o conjunto de municípios que homenageiam esses trabalhadores que carregam consigo força, tradição e resistência, traços marcantes da cultura sertaneja.


 “Quero agradecer imensamente aos colegas vereadores pela aprovação deste projeto. Hoje, demos um passo importante para reconhecer oficialmente o valor desses verdadeiros guerreiros do sertão. O vaqueiro é símbolo de coragem, resistência e amor pela nossa terra. Celebrar o Dia Municipal do Vaqueiro é preservar nossa história, nossa identidade e tudo aquilo que fortalece a cultura nordestina. Esse reconhecimento não é meu, é de todos nós que acreditamos na força do nosso povo. Muito obrigado”, destacou Catatau.


Atendendo ao convite do vereador Catatau, quem marcou presença na sessão, foi o professor Davi, importante divulgador da história do vaqueiro. Davi também é o responsável pelo retorno do circuito de vaquejada para Senhor do Bonfim.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem