A Prefeitura de Senhor do Bonfim, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Associação do Quilombo Urbano Alto da Maravilha, realizou nesta terça-feira (18) a abertura do I Seminário Saúde da População Negra. O evento, sediado na USF Quilombola Alto da Maravilha, segue até esta quarta-feira (19), reunindo profissionais da Atenção Primária, Agentes Comunitários e moradores para debates, vivências, cuidado e valorização da cultura quilombola.
A secretária municipal de Saúde, Renata Maia, destacou o caráter formativo do encontro. “Este é um momento de qualificar nossos profissionais para o cuidado com a população quilombola. Estamos aqui com Arthur, Maísa e toda a equipe da USF, fortalecendo quem cuida, para cuidar ainda melhor da nossa população”.
A programação do seminário segue com rodas de conversa, apresentação de dados locais, histórico da população negra e quilombola, debate sobre racismo institucional, políticas de saúde e a experiência da USF Quilombola Alto da Maravilha, encerrando com um almoço tradicional com comida de quilombo.
De acordo com o médico da unidade, Artur Alves, o Seminário é um evento construído a muitas mãos. “Senhor do Bonfim tem 76% da população negra e é o município com maior número de quilombos do Brasil. Hoje estamos com médicos e enfermeiros de várias unidades, e amanhã com os agentes comunitários, debatendo como qualificar ainda mais a saúde da população negra e construir um SUS sem racismo”.
Feira Quilombola
A enfermeira e coordenadora da USFQ, Maísa dos Santos, aproveitou sua fala no evento para convidar a comunidade para a Feira Quilombola de Saúde do Alto da Maravilha, que acontece nesta quarta-feira (19). “Convido todos a participarem da Feira, amanhã no Posto do Alto da Maravilha, a partir das 16h30. Teremos testes rápidos, aferição de pressão, massagem, atividades culturais, casamento simbólico e show com Ivete Lima. Venham participar com a gente.”
--
Texto: Ascom PMSB

Postar um comentário