Logo

Zap

Nonato Noticias RPR 8196/BA
Nonato Noticias RPR 8196/BA

Escola Municipal Doutor Luís Viana Filho promove oficinas sobre relações étnico-raciais com o escritor Celo Cardoso


A Escola Municipal Doutor Luís Viana Filho está realizando uma série de oficinas formativas com foco nas relações étnico-raciais, em diálogo com a Lei 10.639/03, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana nas escolas. As atividades são conduzidas pelo escritor, produtor cultural e ativista Celo Cardoso, autor do livro “Ana Luiza: um conto e 40 poemas”.

As obras, que servem como base para as oficinas, aborda temas como estética negra, identidade, racismo recreativo, vivências periféricas, aquilombamento e resistência cultural, propondo uma leitura sensível e crítica da realidade vivida por muitos estudantes. A presença de Celo — um autor preto, quilombola e atuante nas lutas dos coletivos negros — fortalece a representatividade e inspira os alunos a reconhecerem seus próprios territórios e histórias como fontes legítimas de saber.

As oficinas têm mobilizado turmas do ensino fundamental em rodas de leitura, debates, produções textuais, artísticas e performáticas, promovendo uma educação antirracista, afetiva e transformadora. O projeto também estimula o protagonismo juvenil e o reconhecimento da cultura negra como parte essencial da formação cidadã.

A culminância dessas ações acontecerá no dia 18 de novembro de 2025, com uma exposição aberta à comunidade escolar, onde serão apresentados os trabalhos desenvolvidos pelos alunos a partir das oficinas. A mostra integrará a programação da Feira do Conhecimento, cujo tema este ano é “Conexões que Mudam o Mundo: Saberes, Culturas e Resistências no Contexto Étnico-Racial”.


Ana Cláudia Soares de Souza

Coordenadora da Escola Luís Viana Filho


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem