Na manhã desta quarta-feira (12), o vereador Jeorge Catatau se reuniu com a secretária municipal de Saúde, Renata Maia, para discutir o andamento das ações e soluções referentes aos problemas identificados pelo parlamentar durante visitas realizadas às unidades de saúde do município.
Durante o encontro, Catatau cobrou demandas observadas nas unidades de Baraúna e Estiva, onde foram constatadas situações como portas danificadas, problemas em bebedouros e a falta de atendimento odontológico, entre outros. Em outubro, o vereador entregou ofícios relatando problemas e cobrando providências. Conforme a secretária Renata Maia , o atendimento odontológico retornou.
Outro tema importante discutido foi o Raio-X odontológico conquistado por Catatau com o apoio do deputado estadual Bobô. O equipamento será instalado na unidade de saúde do Bonfim III, mas, para que chegue ao município, a SMS deve agilizar o processo burocrático para retirada do equipamento na Sesab,em Salvador.
Catatau também reforçou a necessidade de levar o Odontomóvel à comunidade de Varzinha, que há bastante tempo aguarda pelo serviço. Durante a reunião, o vereador voltou a cobrar informações sobre a presença de um agente comunitário de saúde na comunidade. A chefe da pasta disse que este processo está sendo avaliado.
Outro assunto foi a aplicação de diversas leis municipais sancionadas e que são de responsabilidade da Secretaria de Saúde, entre elas:
• Lei nº 1.486/2019 – Cria o Programa Municipal de Assistência aos Portadores de Vitiligo;
• Lei nº 1.564/2021 – Implanta aplicativo para agendamento de consultas e exames nas UBS;
• Lei nº 1.598/2021 – Cria o Programa de Apoio Psicológico às mães de crianças com Síndrome de Down;
• Lei nº 1.708/2023 – Garante prioridade de atendimento a pessoas em tratamento oncológico;
• Lei nº 1.603/2023 – Determina o uso do questionário M-CHAT para rastreio precoce do Transtorno do Espectro Autista (TEA);
• Lei nº 1.015/2007 – Institui o Teste do Olhinho para recém-nascidos;
• Lei nº 1.564 – Que institui aplicativo para celular visando agendamento ,confirmação e cancelamento de consultas e exames na rede municipal de saúde.
O parlamentar voltou a ressaltar a importância da aquisição da torre de vídeo para o centro cirúrgico do Hospital Dom Antônio Monteiro (HDAM). Catatau informou que durante a abertura do Programa Mais Especialistas, entregou aos representantes do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) um ofício solicitando o envio do equipamento para o município. Foi informado de que a Secretaria Municipal de Saúde também deveria formalizar interesse junto a Sesab. A secretária afirmou que já havia feito o pedido.
“Estamos atentos às necessidades das unidades e buscando, junto aos órgãos competentes, soluções reais e rápidas.
A população merece atendimento digno, estrutura adequada e equipamentos que garantam um serviço de qualidade. Continuarei fiscalizando e cobrando para que as melhorias cheguem a todos os cantos do nosso município”, destacou o vereador Jeorge Catatau.

Postar um comentário