Logo

Zap

Nonato Noticias RPR 8196/BA
Nonato Noticias RPR 8196/BA

Rede Alyne: Senhor do Bonfim sedia Fórum Perinatal com foco na qualificação do pré-natal e redução da mortalidade materna


A cidade de Senhor do Bonfim sediou nesta quinta-feira (7), no auditório da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), o Fórum Perinatal da Região de Saúde de Senhor do Bonfim, reunindo profissionais da Atenção Primária à Saúde em uma importante agenda de qualificação. O evento integra as ações da Rede Alyne, iniciativa do Ministério da Saúde voltada à atenção materna e infantil, e teve como foco a Estratificação do Risco Gestacional.


A condução do fórum ficou por conta de David Nunes, médico obstetra da área técnica de saúde da mulher e Olga Sampaio, da Coordenação do Cuidado por Ciclo de Vida e Gênero, ambos da Secretaria de Saúde do Estado (SESAB), que compartilharam experiências, orientações e estratégias para fortalecer o cuidado com gestantes e recém-nascidos na região.


“Nosso objetivo é discutir a assistência no pré-natal e qualificar a estratificação de risco, contribuindo diretamente para a redução da mortalidade materna e infantil,” destacou o médico David Nunes.


Visita ao HDAM


Além do fórum, os técnicos da Secretaria Estadual de Saúde visitaram o Hospital Municipal Dom Antônio Monteiro (HDAM), onde ofereceram apoio na organização dos fluxos assistenciais e processos de trabalho, com vistas à melhoria da atenção materna. A visita também reforçou o apoio à implementação da Rede Alyne no município.


A secretária municipal de Saúde, Renata Mercês, ressaltou a importância da adesão de Senhor do Bonfim à iniciativa. “A adesão de Senhor do Bonfim à Rede Alyne é mais que simbólica, é um passo estratégico para garantir um cuidado cada vez mais qualificado, seguro e humanizado às gestantes do nosso município. Essa iniciativa reforça nosso compromisso com a redução da mortalidade materna. Temos investido de forma concreta nessa política: reformamos e entregamos as novas instalações da maternidade com o Centro de Parto Normal (CPN), implantamos a assistência 24 horas de enfermeira obstétrica e pediátrica no Hospital Municipal, além da Sala de Parto e da Sala de Vacina, garantindo que o recém-nascido já saia imunizado contra Hepatite B e BCG e ainda tem a implantação dos testes do coraçãozinho, linguinha, pezinho e do olhinho dos recém nascidos no Hospital; são ações integradas que mostram o quanto estamos avançando para oferecer às mulheres bonfinenses uma maternidade segura, digna e respeitosa”.


Rede Alyne 


É uma iniciativa do governo federal, parte do Sistema Único de Saúde (SUS), que visa reduzir a mortalidade materna e infantil, com foco em mulheres negras e vulneráveis. Ela é uma atualização da antiga Rede Cegonha e busca garantir o cuidado integral e humanizado durante a gestação, parto e puerpério, além da atenção à saúde da criança. O nome "Alyne" é uma homenagem a Alyne da Silva Pimentel Teixeira, uma mulher negra que morreu em 2002 devido a negligência durante o atendimento em sua gravidez.


--

Texto: Ascom PMSB

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem