A cantora, atriz e empresária Preta Gil faleceu neste domingo (20), aos 50 anos, em um hospital nos Estados Unidos. A informação foi confirmada pela equipe da artista. Filha do cantor e ex-ministro da Cultura Gilberto Gil, Preta enfrentava uma dura batalha contra um câncer de intestino desde o início de 2023.
Diagnosticada após apresentar sintomas como constipação intestinal, presença de muco com sangue nas fezes e alterações intestinais, Preta Gil iniciou uma intensa jornada de tratamentos, incluindo sessões de radioterapia e uma histerectomia total abdominal — cirurgia para remoção do útero. O câncer chegou a entrar em remissão por um período, mas em agosto de 2024, a artista revelou o retorno da doença, com metástases identificadas em linfonodos, no ureter e no peritônio, membrana que reveste a cavidade abdominal.
Em janeiro deste ano, Preta enfrentou uma das fases mais desafiadoras do tratamento: uma cirurgia de 20 horas que resultou na instalação de uma bolsa de colostomia definitiva. A recuperação foi longa e exigiu 55 dias de internação, com alta concedida apenas em fevereiro. Ainda assim, poucos dias antes da nova internação, a artista pôde viver momentos de alegria ao participar do Carnaval de Salvador, no tradicional camarote da família, o Expresso 2222, e assistir ao show de estreia da turnê do pai na capital baiana.
Preta Gil deixa um legado de força, representatividade e versatilidade artística, com uma trajetória marcada pela música, televisão, empreendedorismo e militância por causas sociais e de combate ao preconceito. Sua morte encerra precocemente uma vida pública intensa e cheia de afetos, que marcou profundamente a cultura brasileira.
Fonte: Notícia Livre
.jpg)
Postar um comentário