Logo

Zap

Nonato Noticias RPR 8196/BA
Nonato Noticias RPR 8196/BA

Bonfim adquire inseticida com recursos próprios para realização de fumacê



O Ministério da Saúde, do Governo federal, responsável pela aquisição e distribuição de inseticida para os municípios do Brasil, não envia o produto há quase quatro meses. Diante da situação, a Prefeitura de Senhor do Bonfim, através da Secretaria Municipal de Saúde, está adquirindo, com recursos próprios, a substância utilizada no fumacê para combater o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. A nova etapa da ação já foi iniciada nos bairros.

O secretário municipal da Saúde, Neto Guimarães, destacou que a população bonfinense não pode correr o risco de contrair as doenças devido à falta do produto, até então não encaminhado pelo MS. A administração municipal adquiriu, inicialmente, 80 litros de inseticidas, para base da mistura à realização da pulverização.

Até o final do 1º semestre, foram confirmados 256 casos de dengue, zika e chikungunya em Bonfim. No total, foram notificados 501 casos suspeitos, 161 já descartados e 84 aguardam resultado de exame no Laboratório Central do Estado (Lacen).

*Criadouros* - A Coordenação de Endemias lembra, no entanto, que a medida mais eficaz de prevenção da dengue, zika e chikungunya é a eliminação dos criadouros do mosquito em locais que acumulam água parada.

A participação da população é de fundamental importância, já que mais de 80% dos criadouros estão nas residências e comércios habitados. “Além do trabalho desenvolvido pela Prefeitura, todos precisam colaborador, sobretudo nos seus lares, para eliminarmos os focos do mosquito. Desta forma, estaremos evitando que nossos familiares e vizinhos fiquem doentes”, destacou o prefeito Carlos Brasileiro.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem